Wednesday, June 29, 2011

Estaleiros Navais de Viana do Castelo



O «N/M CORVO», de 2007, é um dos inúmeros exemplos de excelência comprovada dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo na construção de navios, a qual importa defender e preservar (fotografia de Sailor Girl)

Em 22 de Junho de 2011 deu entrada na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo que:

1. Determine com urgência a suspensão da decisão da EMPORDEF de 14 de Junho relativa à implementação do Plano de Viabilização e Reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e do Despacho da Secretaria de Estado das Finanças e do Tesouro que a suportou financeiramente;

2. Que, face às consequências sociais deste Plano, com o qual serão despedidos mais de metade dos actuais trabalhadores dos ENVC (trezentos e oitenta dos seus cerca de setecentos e vinte trabalhadores), o Governo determine uma reanálise urgente e amplamente participada das soluções de viabilização dos ENVC e a elaboração de um plano de real viabilização e defesa da capacidade própria de um estaleiro naval único em Portugal e da sua importância estratégica num contexto de defesa da capacidade produtiva industrial do nosso País; 

3. Que num futuro plano de viabilização dos ENVC seja também valorizada e tida em conta a importância económica e social, em Viana do Castelo e em todo o Alto Minho, desta empresa pública de construção naval.


Ler a versão integral do projecto AQUI. Entretanto, informarei à medida que for sendo disponibilizada informação no site do Parlamento.

2 comments:

Gemma Wiseman said...

This sounds like a tense situation! Why must so called progress hurt so many people!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O problema de Viana é sério e em poucas palavras define-se por falta de competitividade e falência técnica...
O estaleiro tem sido mal gerido nos últimos anos. Onde estão os responsáveis? Porque razão é sempre o Zé a pagar as consequências de irresponsabilidades ao mais alto nível?????